Como saber a dureza da minha água ?

“Preocupo-me com a minha máquina. Foi-me dito que o calcário pode danificar a máquina. Mas como posso saber se a minha água é dura?" – Luísa

“Preocupo-me com a minha máquina. Foi-me dito que o calcário pode danificar a máquina. Mas como posso saber se a minha água é dura?" – Luísa

 

O nosso especialista responde:

Você tem todos os motivos para se preocupar com a dureza da sua água. Quanto mais dura for a água, mais ela contém cálcio que naturalmente se transforma em pedra calcária prejudicial para a sua máquina de lavar. Felizmente, há sinais que detetam a dureza da água da torneira e há maneiras simples para resolvê-los.

Os 4 sinais de que a sua água é dura:

  1. As manchas brancas nos seus óculos, podem ser marcas de calcário. Elas são o resultado da sedimentação espontânea de sais de cálcio na água. As manchas indicam uma dureza significativa da sua água.
  2. As lavagens parecerem ásperas.
  3. A sua pela fica seca no final do banho.
  4. A sua chaleira tem restos de calcário, pois este forma-se em quantidades maiores quando a temperatura da água aumenta.

    Todos esses sintomas indicam a presença de água dura.

Verificar a dureza da água na sua região 

De acordo com o nível de calcário, a água pode ser classificada como “Macia”, “Média Dura”, “Dura” ou “Muito Dura”.

Macia.........................0-75 mg/l (CaCO3)
Média Dura.............75-150 mg/l (CaCO3)
Dura.....................150-300 mg/l (CaCO3)
Muito Dura................>300 mg/l (CaCO3)

Para saber o grau de dureza da água na sua região, consulte o mapa em baixo.

Com Calgon 2 em 1 a cada lavagem, esqueça o calcário... 

Se constatar que a sua água é Dura ou Média Dura, os produtos Calgon utilizados em cada lavagem protegem a sua máquina dos depósitos de calcário que afetam negativamente a performance da sua máquina de lavar roupa.

Ao mesmo tempo que protege da acumulação de calcário, Calgon 2 em 1 vai reforçar também a limpeza da sua máquina devido à sua ação anti-resíduos. Calgon vai remover os resíduos acumulados que são muitas vezes a causa de maus odores.